Laboratório Educacional de Informática - LEI

E.E.F.M. ALMIR PINTO
LABORATÓRIO EDUCACIONAL DE INFORMÁTICA

JUSTIFICATIVA
Muito tem-se dito e escrito sobre as maravilhas da Informática e da largura de seus uso nas varias instâncias da vida cotidiana do homem no lar, no trabalho, na escola e no lazer.
Esta amplitude de aplicações tem possibilitado avanços extraordinários na busca pela melhoria da qualidade de vida das pessoas em geral. Melhoria que ocorrerá, certamente, se o instrumento básico da Informática (o computador) e orientações de uso e manuseio se tornarem acessíveis a todas as classes sociais como e hoje a televisão, o radio, as parabólicas. Na verdade, os novos modos de sentir, de viver, de pensar, de ser, de conhecer, de aprender, construídos historicamente, se mostram nos processos comunicativos, derivados das necessidades sociais. E a informática, a mais nova das linguagens, faz parte do cotidiano e do mundo do trabalho. Como já citamos, vive-se o mundo da parabólica, dos sistemas digitais, dos satélites, da telecomunicação. E conviver com todas as possibilidades que a tecnologia oferece é mais que uma necessidade, é um direito social inadiável e indispensável, principalmente no espaço escolar. As novas tecnologias da informação e comunicação devem permear o currículo e suas disciplinas e a escola deve compreende-Ias como atividades humanas e sociais, cabendo a conscientização de sua existência, o reconhecimento de suas potencialidade, bem como a democratização de seu uso.
A dinamização e o efetivo funcionamento do LEI ( Laboratório Educacional de Informática) será de uma grande valia na melhoria de todo o processo de ensino-aprendizagem, como forma de ampliar os processos já existentes, tendo como norte sua adequação ao Projeto Político Pedagógico da Escola, seguramente o computador, passará a ser um instrumento de trabalho e de construção coletiva.
E para enfrentarmos esse desafio, essa nova realidade, precisamos ter perspectivas de sermos cidadão abertos e conscientes capazes de aprender a aprender, de tomar decisões, de usar a tecnologia para a busca, a seleção, a análise e a articulação de informação. Enfim, trabalhar a formação continuada para otimização das práticas pedagógicas utilizando todos os meios disponíveis, em especial o recurso da Internet. Certamente seremos cidadãos que atuem em sua realidade tendo em vista a construção de uma sociedade, mais humanas e mais igualitárias.
OBJETIVO GERAL
  • Otimizar a qualidade da prática pedagógica através da formação continuada do núcleo gestor e professores, por meio da Educação Digital, possibilitando aos mesmos a aquisição de conhecimentos e ferramentas tecnológicas necessárias a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, bem como, a inclusão digital e/ou a interação em rede de nosso educandos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Propiciar aos professores condições para que se apropriem das formas de utilização dos recursos da informática na sua prática pedagógica, com fins de tornar suas aulas atrativas e interessantes;
  • Ofertar cursos de formação continuada pára o núcleo gestor e professores.
  • Estimular os jovens a buscar novas formas de pensar, de procurar, de relacionar informações, de construí-Ias continuamente, atribuindo-lhe novos significados, ditados por seus interesses e necessidades;
  • Incentivar e auxiliar na elaboração de projetos interdisciplinares, emanados dos estudantes, dos professores e da comunidade escolar, que optem em fortalecer o processo ensino-aprendizagem, utilizando os recursos da informática;
  • Criar espaços de estudos e pesquisa para a comunidade escolar no sentido de incentivar a cultura da investigação à produção científica;
  • Elaborar o plano de trabalho, tendo como base o Projeto de utilização do LEI e os resultados de aprendizagem;
  • Estimular ações integradas dos recursos disponíveis no Centro de Multimeios.
METODOLOGIA
O Projeto “Formação continuada para otimização das práticas pedagógicas”, será realizado na E.E.F.M. Almir Pinto Sede em 80h semanais, distribuídas nos turnos da manhã, tarde e noite, nos 02 laboratórios de informática e na extensão de Serragem com 20h semanas, distribuídas nos turnos da tarde e noite.
Desenvolveremos projetos interdisciplinares, construídos coletivamente, compostos pelas diferentes áreas do conhecimento, como também poderá ser um espaço por excelência do encontro das disciplinas, de conteúdos e de pessoas. Poderá ainda ser uma extraordinária fonte de pesquisa para os temas dos projetos, um espaço de documentação do material que vai sendo produzido pelos grupos, um banco de dados construído pelos alunos, com as contribuições destes, dos professores, dos pais, de outra c1asse e até mesmo de outra Escola, e da comunidade, além de permitir a ampliação e reformulação constante para divulgação dos resultados. Favorecerá também a construção modular, i1ustrações criadas pelos alunos, criação de gráficos, transparência, mix de imagem, movimento, som, folders etc. Além disso propiciará formação continuada para os professores em diversas áreas do conhecimento. Enfim, de olhar o mundo além das paredes da Escola, de seu bairro e de seu país.
AÇÕES BÁSICAS
O Projeto se concretizará no desenvolvimento das ações que empreenderemos norteadas pela concepção que temos de tecnologia de Informação e Comunicação, como a mais significativas das revoluções tecnológicas que vêem presidindo as ações do homem moderno:
  • Construção coletiva do plano de trabalho do LEI com a participação de diversos atores da comunidade educativa;
  • Criação de espaços de estudos e pesquisa para a comunidade escolar no sentido de incentivar a cultura da investigação à produção científica;
  • Capacitação do professor na utilização da TIC's otimizando a sua prática pedagógica;
  • Capacitação de Noções Básicas de Informática para os alunos;
  • Estabelecimento de forma coletiva de projetos interdisciplinares nas diversas áreas do conhecimento que implementem ações coerentes com o Projeto Político Pedagógico da Escola;
  • Identificação e utilização dos diferentes recursos tecnológicos facilitando o processo de ensino-aprendizagem:
    • Fonte de Pesquisa na Internet;
    • Banco de dados de matérias construídos por alunos e professores;
    • Produção de transparências, gráficos,
  • Possibilidade diversificada de criação e edição de livros, folders, cordel, jornal, revista e etc.
  • Reserva de momentos direcionados ao estudo da tecnologia da informação e comunicação,
  • Implantar o projeto aluno monitor.
AVALIAÇÃO
Será avaliado através de relatórios mensais encaminhados à Direção da Escola contendo o resumo das atividades realizadas no LEI. E será divulgado para a comunidade escolar.