E.E.F.M. ALMIR PINTO
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA
Elaboração
Marcelo Miranda da Silva
Professor do LEI
Francisco Tavares da Silva
Professor do LEI
Colaborador
Francisco De Assis Sobrinho
PCA - Ciências Humanas
JUSTIFICATIVA
A nossa escola, sede, atualmente conta com 02 (dois) laboratórios de informática somando um total de 34 computadores que estão a disposição dos alunos e professores para trabalhos, planejamentos, aulas interativas, pesquisa na internet, enfim, para uma variedade de atividades educacionais. É neste contexto que se inserem às metodologias voltadas para o uso de tecnologias da informação e comunicação, campo este que está cada vez mais relacionado com as ferramentas de conhecimento do mundo atual. Mas, o uso dessas tecnologias ainda é de pouca abrangência em nossa escola, pois só conseguimos atender a um pequeno grupo de docentes e discentes. Pensando nisto, desenvolvemos o Projeto Aluno Monitor, que visa a capacitação de alunos para o uso das tecnologias, o mesmo dá-se através de um estudo que terá como objetivo o conhecimento e a criação de novas metodologias que facilitem o processo de ensino-aprendizagem nesta unidade escolar. Vale ressaltar que os monitores juntamente com o Professor do LEI darão suporte pedagógico aos demais professores e alunos, disseminarão os conhecimentos adquiridos para a comunidade escolar e implementarão os projetos educacionais da 8ª CREDE/SEDUC/MEC no que se refere ao uso do computador.
OBJETIVO GERAL
Despertar a curiosidade e o interesse de nossos alunos e professores para o uso de novas tecnologias no espaço escolar e conscientezá-los da importância e dos efeitos positivos que o laboratório de informática causa no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Ensinar Noções de Informática e Educação Digital;
* Contribuir para a vida profissional de professores e alunos;
* Facilitar ainda mais o acesso ao Laboratório de Informática integrando-o ao dia-a-dia da escola;
* Possibilitar realização de aulas interativas e interdisciplinares no laboratório de informática;
* Aumentar quantitativamente e qualitativemente atendimento aos alunos e professores.
PÚBLICO ALVO
* Alunos da E.E.F.M. Almir Pinto – Sede, que possuam um curso básico de informática, tenha disponibilidade de horário e que tenha interesse em adquirir experiência em informática educativa por meio de trabalho voluntário.
METODOLOGIA
* Serão selecionados, através de prova escrita e prática, no máximo 02 alunos para o turno da manhã, 02 para tarde e 02 para noite, totalizando no máximo 06 pessoas.
* Os alunos selecionados participarão das atividades dos laboratórios (auxílio à pesquisas na internet, aulas interativa, curso para professores, e etc.) respeitando os horários, bem como as normas de funcionamento.
* No final do ano letivo os alunos monitores receberão da escola uma declaração comprovando o trabalho voluntário e um certificado do curso de Linux Educacional 2.0 e BrOffice.org 2.0 com carga horária de 140h.
DESENVOLVIMENTO
1ª ETAPA: Selecionar os Interessados segundo critério do público alvo;
2ª ETAPA: Orientar os monitores nas atividades a serem realizadas;
3ª ETAPA: Supervisionar as atividades a serem realizadas pelos monitores;
4ª ETAPA: Emitir declaração e certificado ao final do ano letivo.
CRONOGRAMA
1ª ETAPA: Agosto
2ª ETAPA: Agosto
3ª ETAPA: Agosto, Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro
4ª ETAPA: Dezembro
Em processo de decisão.
Sem comentários:
Enviar um comentário