sexta-feira, 3 de julho de 2009

Projeto Aluno Monitor em Informática

E.E.F.M. ALMIR PINTO
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA


Elaboração
Marcelo Miranda da Silva
Professor do LEI

Francisco Tavares da Silva
Professor do LEI

Colaborador
Francisco De Assis Sobrinho
PCA - Ciências Humanas



JUSTIFICATIVA


A nossa escola, sede, atualmente conta com 02 (dois) laboratórios de informática somando um total de 34 computadores que estão a disposição dos alunos e professores para trabalhos, planejamentos, aulas interativas, pesquisa na internet, enfim, para uma variedade de atividades educacionais. É neste contexto que se inserem às metodologias voltadas para o uso de tecnologias da informação e comunicação, campo este que está cada vez mais relacionado com as ferramentas de conhecimento do mundo atual. Mas, o uso dessas tecnologias ainda é de pouca abrangência em nossa escola, pois só conseguimos atender a um pequeno grupo de docentes e discentes. Pensando nisto, desenvolvemos o Projeto Aluno Monitor, que visa a capacitação de alunos para o uso das tecnologias, o mesmo dá-se através de um estudo que terá como objetivo o conhecimento e a criação de novas metodologias que facilitem o processo de ensino-aprendizagem nesta unidade escolar. Vale ressaltar que os monitores juntamente com o Professor do LEI darão suporte pedagógico aos demais professores e alunos, disseminarão os conhecimentos adquiridos para a comunidade escolar e implementarão os projetos educacionais da 8ª CREDE/SEDUC/MEC no que se refere ao uso do computador.


OBJETIVO GERAL


Despertar a curiosidade e o interesse de nossos alunos e professores para o uso de novas tecnologias no espaço escolar e conscientezá-los da importância e dos efeitos positivos que o laboratório de informática causa no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


* Ensinar Noções de Informática e Educação Digital;
* Contribuir para a vida profissional de professores e alunos;
* Facilitar ainda mais o acesso ao Laboratório de Informática integrando-o ao dia-a-dia da escola;
* Possibilitar realização de aulas interativas e interdisciplinares no laboratório de informática;
* Aumentar quantitativamente e qualitativemente atendimento aos alunos e professores.

PÚBLICO ALVO


* Alunos da E.E.F.M. Almir Pinto – Sede, que possuam um curso básico de informática, tenha disponibilidade de horário e que tenha interesse em adquirir experiência em informática educativa por meio de trabalho voluntário.
METODOLOGIA


* Serão selecionados, através de prova escrita e prática, no máximo 02 alunos para o turno da manhã, 02 para tarde e 02 para noite, totalizando no máximo 06 pessoas.

* Os alunos selecionados participarão das atividades dos laboratórios (auxílio à pesquisas na internet, aulas interativa, curso para professores, e etc.) respeitando os horários, bem como as normas de funcionamento.

* No final do ano letivo os alunos monitores receberão da escola uma declaração comprovando o trabalho voluntário e um certificado do curso de Linux Educacional 2.0 e BrOffice.org 2.0 com carga horária de 140h.

DESENVOLVIMENTO


1ª ETAPA: Selecionar os Interessados segundo critério do público alvo;
2ª ETAPA: Orientar os monitores nas atividades a serem realizadas;
3ª ETAPA: Supervisionar as atividades a serem realizadas pelos monitores;
4ª ETAPA: Emitir declaração e certificado ao final do ano letivo.

CRONOGRAMA
1ª ETAPA: Agosto
2ª ETAPA: Agosto
3ª ETAPA: Agosto, Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro
4ª ETAPA: Dezembro


Em processo de decisão.

Sem comentários: